19 setembro 2007

E hoje vamos falar de…nomes de bactérias

É para terem noção ao que chega a imaginação na hora de dar nome a uma nova “bicha”!
E são os mais criativos que nos lixam (aos reles que não têm bichas para baptizar, portanto, e têm de falar das dos outros).
Há nomes que simplesmente não se conseguem ler, como é o caso de Promicromonospora ou Ketogulonicigenium, ou que não se conseguem escrever e falha sempre um “i”, “y” ou falta um “h”, do tipo Thialkalivibrio jannaschii ou Sphingomonas parapaucimobilis ou Ralstonia syzygii.

Mas isto de nomear novas espécies não é fácil.

Primeiro há que ver a que família pertence, depois o género. Do tipo é "Bento" e é do lado dos "Bento com Risco", e muitos testes depois confirma-se que é da espécie “aomeio”.
Conclusão, o nome da bicha será Risco aomeio (mesmo a falar de bactérias, tou contigo Paulinho, tou contigo!!).

E o que há de nomes sinistros para o “ Risco”...imaginem para “Risco aomeio”. Se nuns casos percebe-se que o nome foi escolhido de acordo com o local onde “apanharam” a bicha ou alguma característica evidente, noutros é óbvio que se refere ao que tinham vestido ou ao que estavam a comer na altura...

Halomonas neptunia
Hespellia porcina
Petrotoga mexicana
Wautersia campinensis
Maricaulis washingtonensis
Shewanella gelidimarina
Ancylobacter aquaticus
Pedomicrobium americanum
Brenneria paradisiaca
Prosthecomicrobium litoralum
Rhodobium orientis
Burkholderia thailandensis
Erwinia ananatis
Oxalobacter vibrioformis
Comamonas testosteroni
Alcaligenes faecalis
Thermothrix thiopara
Oligella urethralis
Thiobacillus rapidicrescens
Neisseria macacae
Legionella longbeachae
Legionella shakespearei
Pseudomonas putida
Roseospirillum parvum

Parvularcula bermudensis

E é com esta gentinha que tenho de lidar.
Pois eu quando for grande e tiver a minha bicha nova, será baptizada...
Grantholiiytas ventequeiirensiyys
Ah, pois é!

7 comentários:

Gijane disse...

Martolita, eu acho que uma certa e detrminada criatura é da espécie Shewanella GELIdimarina... Concordas comigo, nao?

Pois a minha Aeromonas chamar-se-á Aeromonas taconensis ou Aeromonas martolensis.


P.S. Nem acredito que nao puseste uma Aeromonas na lista!! Por exemplo a schubertii

Gijane disse...

Ah! VEIJOS

Em três semanas vou para Portugal (acho). Vais a Aveiro ver a minha casa!

GranMarta disse...

Pois é!! E a Aeromonas popoffii merecia entrar na lista!! Lá está o nome é parvo e é daqueles que nunca sei quantos "i" é que leva...

Agora, GELIdimarina assenta-lhe como uma luva...ohoh
E para ti sai uma Aeromonas jabiito ou Aeromonas gijanensiis ehehehe
Muchos veijos chiquita!! Te visito en Aveiro, pos que si!! Balé? Venga!! Agora vou ali torcer pelo meu Spooooorting a Alvalade e já volto!

Anette disse...

Olhem, eu vou ali vomitar e já venho, tá? É que se me embrulhou tanto a língua ao ler este post...

GranMarta disse...

Uuuuui se o post tivesse odor...

Anónimo disse...

se o post tivesse odor ia logo a esta pagina:

http://www.myspace.com/fazlaessa

Anónimo disse...

vichi meu deus to fazendo uma pesquisa de bacterias mas nao sei nada..